La Chascona – A casa museu de Pablo Neruda

Entrada da casa museu Pablo Neruda – Foto: Lis.Anne

A casa museu de Pablo Neruda em Santiago do Chile fica em um dos bairros mais boêmios da capital chilena, o bairro Bela Vista.

O lugar é muito diferente, fica no alto de um morro e a arquitetura da casa não é suntuosa, muito pelo contrário, é simples, mas muito diferente. Até exótica eu diria.

A casa, que foi uma das três moradas do poeta hoje faz parte da Fundação Pablo Neruda. A casa foi construída em 1953 a pedido de Neruda, que começou à chama-la de Chascona, em homenagem à sua amante na época, e grande amor da vida do poeta, Matilde Urrutia. La Chascona quer dizer cabelo abundante e era o apelido do seu amor secreto de Pablo Neruda e sua futura segunda mulher.

A casa museu tem jardins de verão, de inverno e vários ambiente lúdicos e criativos, que refletem em muito a poesia de Neruda.

Jardim de verão e sol símbolo do museu – Foto: Lis.Anne

Entrada da biblioteca da casa Pablo Neruda – Foto: Lis.Anne

As fotos nos ambientes internos é proibida, então quem quiser conhecer essa linda casa museu terá que ir até Santiago do Chile.

Mas todos os ambientes ainda têm os objetos, louças e pertences do poeta e da sua esposa. E a visita é realmente uma viagem no tempo, como deve ser em um bom museu.

Jardim e vista para o bairro Bela Vista – Foto: Lis.Anne

A loja da La Chascona é muito bonita também. E os preços dos souvenirs são bons também. Vale a pena.

Loja no Chascona – Foto: Lis.Anne

Essa parede abaixo é a única parte do museu que foi modernizada, ou alterada da casa original do poeta. Nela um dos poemas de Neruda, com a sua letra, resgatada de um dos textos originais escritos à mão por Pablo Neruda. Na casa estão muitos outros poemas originais escritos à mão.

Poemas de Neruda na Chascona – Foto: Lis.Anne

Vale muito a visita. Não dá para ir ao Chile sem ver parte da vida e obra de Pablo Neruda.

Aproveite também o bairro Bela Vista na saída do museu, com seus muitos restaurantes e bares incorporáveis da capital chilena.

 

 

https://fundacionneruda.org/en/museums-houses/la-chascona-museum-house/

 

This entry was published on novembro 24, 2017 at 7:28 pm. It’s filed under Viagens and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *