Como são feitos os famosos pães franceses – Boulangeries em Paris

A França é muito conhecida pelos seus famosos pães, principalmente a baguette, que é até símbolo do país.

Padaria de fabricação artesanal em Paris - FotoÇ Lis.Anne

Padaria de fabricação artesanal em Paris – FotoÇ Lis.Anne

A verdade é que as padarias, ou chamadas boulangeries na França são realmente lindas. Dá vontade de experimentar um de cada, e acredite, são muitos, muitos tipos de pães diferentes.

Detalhes pães boulangerie - Foto: Lis.Anne

Baguettes e pães  – Foto: Lis.Anne

Cada pão e baguette como os dessa foto tem uma receita diferentes, e são feitos com farinha integral, branca ou misturada, etc. A fermentação também faz o gosto do pão ser completamente diferente.

Baguettes e cortador de pães - Foto: Lis.Anne

Baguettes e máquina de cortar pães – Foto: Lis.Anne

E cada pão tem um nome diferente. Ou seja, comprar um pão na França falando francês pode ser uma aventura. Uma aventura muito saborosa, claro. E você pode pedir o pão cortado ou não. E pode pedir meio pão também. Sim, metade de uma baguette, em francês une demie baguette. Nada de desperdício de comida na França.

Depois de uns meses você já está acostumado aos muitos tipos e nomes de pães, e já tem os seus favoritos. Eu gosto da baguette normal, e do pão tradicional, uma baguette mais durinha, meio como um pão italiano para nós brasileiros.

E para o café da manhã os tradicionais são os croissants, o pain au chocolat, que é uma espécie de croissant com chocolate dentro, o pain au raisins, pão doce com passas, e o chanson au pomme, pão de massa folhada com maça por dentro.

Palin au chocolat et chanson au pomme - Foto: Lis.Anne

Pain au chocolat e chanson au pomme – Foto: Lis.Anne

Existem vários tipos de croissant também. O Ordinaire é o simples, e tem também o manteiga. Todos custam entre 1 a 1,5 euros e são chamados de viennoiserie.

Croissants - Foto: Lis.Anne

Croissants ordinarie e beurre- Foto: Lis.Anne

A maioria das padarias também fazem doces, e são chamadas de patisseries.

Doces diversos - Foto: Lis.Anne

Doces diversos – Foto: Lis.Anne

São também muitas opções de doces, parte inventados na França, com as éclairs au chocolat, conhecidas no Brasil como bombas de chocolate.

Bombas de chocolates e doces - Foto: Lis.Anne

Bombas de chocolates e doces – Foto: Lis.Anne

Nem preciso dizer que os doces são maravilhosos. Meu preferido é o mil folhas. Mas tem muitos doces com frutas, de morango, framboesa, e tal. Eles não são muito doce, aliás tem muito pouco açúcar, e podem decepcionar os mais loucos por açúcar.

Doces e sobremesas para levar para casa - Foto: Lis.Anne

Doces e sobremesas para levar para casa – Foto: Lis.Anne

pães de leite temáticos de Natal - Pain au lait de Noel - Foto: Lis.Anne

pães de leite temáticos de Natal – Pain au lait de Noel – Foto: Lis.Anne

Se estiver com pressa, você pode comprar um lanche pronto e comer na rua. São bons também, gosto dos de queijo de cabra, ou emmental.

Lanches prontos para almoço - Foto: Lis.Anne

Lanches prontos para almoço – Foto: Lis.Anne

Agora um pouco de como são feitos os pães. As boulangeries normalmente não são grandes, como tudo em Paris. E como são estabelecimentos pequenos, normalmente apenas os pães são feitos na hora.

Forno industrial - Foto: Lis.Anne

Forno industrial – Foto: Lis.Anne

A receita dos pães você não vai nunca arrancar de um padeiro ou confeiteiro francês. É um super segredo!

Por dentro de uma boulangerie - Foto: Lis.Anne

Por dentro de uma boulangerie – Foto: Lis.Anne

Pães prontos para ir para a vitrine, que acabaram de sair do forno - Foto: Lis.Anne

Pães prontos para ir para a vitrine, que acabaram de sair do forno – Foto: Lis.Anne

Vocês imaginam que cheiro de pão maravilhoso fica dentro da cozinha das boulangeries!

Baguettes prontas para ir para a vitrine - Foto: Lis.Anne

Baguettes prontas para ir para a vitrine – Foto: Lis.Anne

Cada mestre boulanger, ou seja cada padeiro, tem uma assinatura do seu pão diferente, que são esses desenhos feitos com cortes em cima das massas dos pães, antes de irem ao forno.

pedro-e-o-pao

Meu filho e o mestre boulanger assinando os pães antes de irem para o forno – Foto: Lis.Anne

Mas nas padarias francesas você não vai achar pão francês, que me parece serem uma invenção portuguesa. As boulangeries e Patisseries também não vendem queijo, ou frios. Também não tem mesas, nem café. Ou seja para comer um pão com frios e café com leite voce tem que comprar o pão na boulangerie, o queijo na fromagerie e o café no café,, claro. Mas você pode comprar viennoiserie e comer no café por exemplo. Ninguém vai reclamar que você levou comida de outro estabelecimento.Eu sempre faço isso, todos os franceses fazem isso também. E tem um tipo de pão para cada dia do ano. O difícil é escolher!

Café e chouquetes - FotoÇ Lis.Anne

Café e chouquettes, pequenos pães doces – Foto: Lis.Anne

Existem na França padarias, boulangeries artesanais, onde tudo é feito à mão, e algumas padarias que são uma rede, ou seja uma espécie de fast food de pães. Fuja dessas, porque os pães são congelados e apenas assados na hora. Para saber a diferença, as padarias artesanais tem um selo na porta, o selo de artisan boulanger. E algumas cadeiras de fast food são a Paul’s e Pomme de Pain.

This entry was published on dezembro 11, 2016 at 3:49 pm. It’s filed under Cantinhos especiais, Comidinhas and tagged , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *